segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Microsoft anuncia vencedores brasileiros do Prêmio Educadores Inovadores e instituições escolhidas como Escolas Mentoras

Campo Bom, no Rio Grande do Sul, se destaca com dois dos quatro selecionados; escolas NAVE, no Recife, e GENTE, no Rio, são reconhecidas por ensino inovador

A Microsoft anunciou hoje o nome dos professores brasileiros vencedores da etapa nacional do Prêmio Educadores Inovadores e selecionados para o programa Educador Especialista. Também foram anunciadas as instituições de ensino escolhidas como Escolas Mentoras no país. Os professores Cleiton Alberto Backes e Vanessa Cristina Müller, ambos de Campo Bom (RS), Gislaine Batista Munhoz, de São Paulo (SP), e Naíra Oliveira, de São Bernardo do Campo (SP), foram os indicados como Educadores Especialistas. Para o programa de Escolas Mentoras, foram selecionadas a Escola Técnica Estadual Cícero Dias (NAVE Recife) e o GENTE (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais), no Rio. Os membros de ambos os programas farão parte de uma iniciativa com duração de um ano, cujo objetivo é reconhecer educadores e dirigentes escolares pioneiros no tocante à utilização de tecnologia para transformar a educação.

Para serem selecionados para o prêmio mundial, os educadores passaram por um processo rigoroso, com mais de 19 mil inscritos em todo o mundo. As etapas incluem o registro online, o envio da atividade de aprendizagem e de um vídeo de dois a três minutos. Os vencedores foram avaliados por um grupo de juízes que utilizou critérios como aprendizagem, colaboração, construção do conhecimento e pensamento crítico, entre outros.

O Brasil, que tinha três vagas para a premiação global em Barcelona, em março de 2014, e para o programa Educador Especialista, destacou-se como o país com maior número de projetos submetidos na América Latina, e por isso ganhou o direito de ter mais um lugar na premiação.

"Os programas Educadores Especialistas e Escolas Mentoras são exemplos inspiradores de como professores e escolas estão usando a tecnologia para preparar seus alunos para os desafios do século XXI", afirmou Antonio Moraes, diretor de educação da Microsoft Brasil. “É muito gratificante perceber que a inovação proposta por eles extrapola os limites da sala de aula e também atinge o sistema de educação do qual fazem parte. Eles representam um excelente exemplo para seus colegas e esperamos que se beneficiem do acesso à tecnologia que receberão como parte destes programas da Microsoft", disse Moraes.

O objetivo do programa Educadores Especialistas é selecionar 250 educadores para a formação de uma comunidade global exclusiva de líderes educacionais que usam a tecnologia para impactar positivamente na aprendizagem e nos resultados dos alunos.

Os Educadores Especialistas e as Escolas Mentoras trabalham em estreita colaboração com a Microsoft para gerar inovação na educação, defendendo e compartilhando suas experiências na utilização eficaz da tecnologia na educação com seus pares e formuladores de políticas. Além disso, eles fazem a mentoria de outros educadores e ajudam a treiná-los em tecnologias educacionais e sobre a utilização de ferramentas e produtos Microsoft.

Para ser considerado uma Escola Mentora ou Educador Especialista, as escolas e educadores devem demonstrar um compromisso com a inovação e a capacidade de superar obstáculos na capacitação de estudantes para o século XXI. As escolas são selecionadas com base no registro de sucesso educacional, liderança comunitária e gestão escolar bem-sucedida. Os educadores são selecionados com base em sua inovação, habilidades de liderança e uso efetivo da tecnologia para melhor aprendizagem e resultados dos alunos.

Como parte do reconhecimento, os Educadores Especialistas e Escolas Mentoras terão direito a:

• Um convite para participar do Fórum Mundial de Educação, em Barcelona, Espanha em março de 2014.
• Acesso à uma gama de conteúdos sobre as estratégias e tecnologias Microsoft na educação.
• Oportunidades de desenvolvimento profissional e da carreira e certificações, incluindo coaching.

Veja abaixo mais informações sobre os projetos desenvolvidos por cada Educador Especialista brasileiro e também um resumo da proposta das Escolas Mentoras selecionadas.

Educadores Especialistas

Professor Cleiton Alberto Backes

WebNovela na escola:Aprendizado interdisciplinar através da produção audiovisual

Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont

Campo Bom – RS

Projeto interdisciplinar cujo objetivo é produzir uma web novela. Durante as aulas de língua portuguesa, alunos do ensino fundamental escrevem roteiros e nas aulas de artes trabalham o cenário e figurino. No contraturno, acontecem as filmagens. Os estudantes são responsáveis por todas as etapas do projeto e usam tecnologias como aplicativos do Office e o software de edição de vídeos Movie Maker. Para ver os episódios da Web Novela clique aqui.

Professora Gislaine Batista Munhoz

Jogos do Riva Elaboração de jogos digitais por alunos monitores

EMEF Professor Rivadavia Marques Junior

São Paulo – SP

Focado na elaboração de games pelos alunos, o projeto nasceu da ideia de agregá-los ao cotidiano da escola. Um grupo de alunos monitores elabora os jogos com ferramentas de fácil acesso, como Power Point, Paint, e Scratch, tendo em vista as demandas das professoras alfabetizadoras e necessidades de alunos com lacunas ou dificuldades de aprendizagem. Além dos games educativos, também são criados outros só de entretenimento, com personagens e temas pertencentes ao universo cotidiano dos alunos monitores. Toda a produção está condensada no site.

Professora Naíra Oliveira

Radio Flamínio

EMEB Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel

São Bernardo do Campo – SP

O projeto, ligado diretamente à ideia de educomunicação, é a Rádio Flamínio, que envolve alunos de 9 a 10 anos. O trabalho passa por etapas comuns a um órgão de imprensa e propicia diferentes aprendizados. São feitas reuniões de pauta, pesquisa, roteiros, revisão de texto, gravação e edição de áudio. Além disso, o material produzido é postado em formato de podcasts. Para produzir o material, são usados aplicativos do Office e o Movie Maker. Os programas estão disponíveis no site.

Professora Vanessa Cristina Müller

Projeto Educacional de Remapeamento Interdisciplinar PERI

Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont

Campo Bom – RS

O projeto gira em torno da preservação do arroio Peri, localizado na cidade de Campo Bom (RS). Durante visitas de campo com os alunos do 6º ano, são discutidas questões relativas à mata ciliar, assoreamento, depósitos ilegais de lixo e vegetação típica. Além disso, existe um monitoramento das águas e um sistema de alerta para as casas cadastradas e localizadas perto do arroio. Todo o trabalho desenvolvido tem como base o aplicativos do Office, o SkyDrive e o Movie Maker. O conteúdo gerado está disponível no site.

Escolas Mentoras

Escola Técnica Estadual Cícero Dias – Nave Recife (PE)

Fundado em 2008, o Nave tem metodologia focada em pesquisa e desenvolvimento de soluções educacionais que usam as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio, capacitando os estudantes para profissões na área digital. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco, o programa é estruturado sobre três pilares: a oferta de ensino profissionalizante integrado ao ensino médio regular nas escolas estaduais objetos da parceria; o desenvolvimento de atividades de Pesquisa e Inovação (Centro de Pesquisa); a disseminação de metodologias e práticas desenvolvidas pelo programa (Núcleo de Disseminação). A partir do primeiro ano do ensino médio, os alunos podem escolher entre três disciplinas específicas: programação, roteiro ou multimídia.

Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais – André Urani – GENTE – Rio de Janeiro

O Projeto GENTE, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, foi inaugurado no começo deste ano e tem entusiasmado alunos, corpo docente e pesquisadores educacionais. O projeto, de ensino Fundamental, consiste em conceber e desenvolver um novo modelo de escola que inova na arquitetura do prédio; se apropria integralmente de novas tecnologias educacionais; promove inovação curricular; coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem e dá ênfase na formação dos professores.

Acesse mais informações sobre os programas Educadores Especialistas e Escolas Mentoras.
Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 11 escritórios em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Nos últimos dez anos, a empresa investiu mais de R$ 167 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 112 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

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Fonte: http://www.segs.com.br/informatica-e-ti/139008-microsoft-anuncia-vencedores-brasileiros-do-premio-educadores-inovadores-e-instituicoes-escolhidas-como-escolas-mentoras.html

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