quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Professores da rede estadual de ensino receberão tablets educacionais

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Na área educacional não poderia ser diferente. A cada dia surgem novas ferramentas a serviço da Educação. E em busca de facilitar o processo da inclusão tecnológica, professores que atuam na rede estadual de ensino receberão tablets educacionais de sete polegadas.

A entrega será realizada na próxima quinta-feira (08), às 17 horas, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Serão contemplados 1.095 docentes que atuam no Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no terceiro segmento.

Foram adquiridos 1.103 tablets. Oito equipamentos serão utilizados para eventual substituição, caso seja necessário. O material foi adquirido por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE). Os recursos são na ordem de R$ 307.262,70.

Com os tablets, os professores terão acesso a livros digitais, Portal do Professor, TV Escola e demais sites do Ministério da Educação, além de cursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), conteúdos e propostas do Ensino Médio e ao Ambiente de Aprendizagem E-Proinfo.

“Estamos promovendo aos docentes o acesso à tecnologia educacional. Com os tablets em mãos, o professor terá internet e a vários conteúdos educativos e poderá a partir daí, inovar no planejamento de suas aulas”, destacou Lenir Rodrigues, secretária de Estado da Educação e Desportos.

CAPACITAÇÃO

Após a entrega dos equipamentos, os docentes receberão uma capacitação para a utilização dos tablets. Serão repassadas orientações sobre o correto manuseio da ferramenta, bem como o acesso aos conteúdos pedagógicos.

A capacitação será ministrada no Núcleo de Tecnologia (NTE) pelo Proinfo e está prevista para a segunda quinzena de agosto. O Proinfo irá capacitar os orientadores de tecnologias lotados nos laboratórios de informática das instituições de ensino.

Eles serão os multiplicadores do conhecimento em suas respectivas escolas e deverão repassar o conteúdo da capacitação para todos os professores contemplados com os tablets.

O governador José de Anchieta afirmou que a tecnologia aplicada à sala de aula é uma ferramenta necessária para o desenvolvimento escolar do aluno. Ele disse também que esta nova tecnologia facilita o trabalho do professor que pode utilizar a informática como uma nova fonte de pesquisa e conhecimento.

“Hoje o perfil do aluno mudou. As aulas mudaram. É necessário que o professor tenha acesso a novas ferramentas de tecnologia que possam atrair a atenção do alunado. Desta forma temos priorizado os investimentos em equipamentos para a área da educação que possam ajudar no desenvolvimento do conteúdo pedagógico dos nossos estudantes”, destacou Anchieta.

Fonte:
Mágida Azulay Khatab/SEED
Qui, 08 de Agosto de 2013 00:18

3 comentários:

  1. O tablet é uma ferramenta que ajudará o docente em sua prática educativa. com isso fará com que o professor faça pesquisa para elaborar suas aulas, tornando-as mais diversificadas.

    Gilmar Sandes

    ResponderExcluir
  2. A entrega de Tablets Educacionais aos professores da Rede Estadual de ensino, é uma ótima iniciativa do Governo Federal. O professor nos dias atuais precisa está conectado com o mundo a sua volta, e a internet atualmente é fundamental para o ensino-aprendizagem, já que ela está muito presente na vida dos alunos. O professor que não se capacita ou é contra esta nova ferramenta acaba ficando para trás. Entretanto, é preciso não tornar-se "refém" deste mecanismo ele deve ser usado mais com moderação. Professor deve fazer o seu papel de ensinar e os alunos devem entender a importância do conhecimento para o seu agir no mundo. Digo isso: Por vê a confusão que se faz no uso desta ferramenta, muitos alunos usa a internet somente para conversar ou postar fotos nas redes sociais até na própria sala de aula há uma distorção muitos alunos não enxerga a internet como um veículo de se obter conhecimento e a torna um simples meio de entretenimento. Então, é preciso uma conscientização das duas partes do professor para que sejam abertos para estas novas tecnologias e dos alunos para que respeite o momento da sala de aula.


    Marizete do Carmo Santos

    ResponderExcluir
  3. Os tabletes é uma forma de inovação e interação na aula, a pesquisa fica mais rápida assim eficaz. Esse incentivo devia ser "obrigatório" em todas as redes de ensino público, com vários sites bloqueados como: redes sociais, pornografia, jogos, etc, evitando assim a distração dos alunos e professores. A capacitação de tecnologia é necessária, principalmente por docentes que não tem muito contato com tecnologias modernas.

    Aiane Tácia da Silva

    ResponderExcluir